Duas histórias de incesto durante a Segunda Grande Guerra

A Estrela: VI

......................................................................


Só o repouso é capaz de indicar a rota
Herman Broch – A Morte de Virgílio



A vendedora de cerejas, esfregou os búzios conta o peito, e contou-me duas histórias sobre o incesto. Lembrei-me que numa certa altura da vida que passei no hemisfério sul em trabalho, um criador de búfalos Australiano também me tinha contado outras duas histórias sobre o incesto. Li muito sobre o tema, mas foi com Maria Puig que soube o que a palavra queria dizer. Também com ela o pratiquei pela primeira vez. Agora era diferente, estava numa favela de São Paulo, cuja dimensão era da distância do Porto a Aveiro. A primeira história que o criador de búfalos me contou foi num domingo e falava de dois tenistas que em 1802 começaram uma partida num court a 200 km de Melbourne. Havia um árbitro e uma bancada com vinte ou mais pessoas a assistir. Dez deles apoiavam o primeiro tenista, e os outros dez apoiavam o segundo: Os dois tenistas eram dois irmãos. Aqui, o criador de búfalos parou a história para pedir um copo de chá muito negro e depois continuou – Sabe, as partidas de ténis podem não ter um fim, e o árbitro teve de ir para casa dormir e os da assistência tiveram que ir à sua vida. As pessoas esqueceram-se que eles jogavam e foram criando cidades longe do court do ténis, e com o passar dos anos todos se esqueceram que ali havia um court. Ao longo do court foram crescendo as silvas. Várias vezes os céus se abriram aos tenistas, que durante a sua vida viram três eclipses completos e assistiram a duas guerras mundiais. No céu acima do court ouviam-se várias Osanas e a Austrália ia evoluindo sem se meter em grandes sarilhos. Os australianos são um povo trabalhador - Aqui o criador de búfalos calou-se, bebeu mais um bocado de chã e contou-me a segunda história que sabia sobre o incesto. A segunda era sobre uma mãe e um filho e passava-se num jacuzzi. Esqueci-me de muitos pormenores. Estava com muito sono e não prestei atenção ao fim. Com as duas histórias que a vendedora de cerejas me contou, passei a saber quatro histórias sobre o incesto. Uma delas tinha-a vivido com Maria Puig; Essa, contaria um dia a alguém que tivesse paciência para me ouvir. Era uma história me metia búzios: Tinha um final feliz, como qualquer história de incesto durante a Segunda Grande Guerra. Contou ainda que o court de ténis não se via do Google world por causa de uma nuvem que nesse dia tapou o satélite fotográfico. Um índio que se perdeu várias vezes no deserto australiano, caiu de cansaço e assim que se levantou deu várias voltas sobre si próprio até ficar tonto e cair outra vez. O lado para onde ficou caído, foi o lado que seguiu como direcção ao seu destino(1), que não sabia qual era Como ninguém sabe quem é – disse-me o criador de búfalos - Eu sei que a vontade é duas cabeças unidas, sei que ela tem uma direcção que é todos os caminhos. O Criador de búfalos começou a chorar, disse-me que também tinha uma mãe. Falou-me de um acidente. Fui levá-lo a casa. Falou-me de amor, várias vezes no caminho até casa. Deu-me as chaves e conduzi-o até à cama. Ali vi a fotografia da mãe do criador de búfalos. Antes de adormecer, ele pediu que eu me sentasse e contou-me que esse índio chegou até ao court de ténis e viu lá os dois irmãos deitados a dormir em posição fetal junto à rede, um abraçado ao outro. Tinham a boca manchada e o court estava cheia de romãs, que os espanhóis cham de granadas. Eram os frutos silvestres que os dois tenistas comiam no intervalo entre os jogos e o prazer anal. Sabe, os jogos de ténis podem não ter fim. Há coisas que não pode ter fim, mas não ter fim é evolução contínua, o jogo continuou. Mais tarde um pastor ia com o seu rebanho por uma estrada nacional. Na Austrália há muitas ovelhas que os ingleses trouxeram, e as ovelhas reproduzem-se rápido. Então o pastor uns dias ia para norte e outros dias ia para sul, mas um dia acendeu o seu cigarro e andou para oeste. Encontrou o court de ténis e viu os dois irmãos a jogarem. Ficou a ver um bocado do jogo, enquanto as ovelhas andavam por aqui e por ali. Depois o pastor acendeu outro cigarro e seguiu com as suas ovelhas atrás, até porque aquele campo à volta do court estava cheio de silvas e as ovelhas dispersavam-se para o pasto mais a norte. – Aqui o criador de búfalos pediu que lhe trouxesse um copo de chá bem negro. Quando regressei da cozinha ele já tinha adormecido. Ajeitei-lhe a almofada e tapei-o melhor. Voltei a olhar para o retrato da sua mãe. Dois dias depois parti do aeroporto de Sydney.




(1) O mesmo tinha feito São Francisco, para decidir qual o caminho na pregação.



Nuno Brito